sábado, janeiro 19, 2008

Porque não quero um "Antes do anoitecer" só meu

Visionei o filme que todos já visionaram e revisionaram, todos menos esta pessoinha detestável.
Before sunest é doce como uma cereja colhida em pleno Abril (peço desculpa pela reminescência primaveril), é tocante, falsamente naive, e ao mesmo tempo uma pequena elegia ao amor adiado.
Os 77 minutos nos quais decoore o reencontro do par romântico relembra-me algo que ainda não vivi, e temo só de pensar que o posso vir a viver.
Tantas e tantas vezes me passa pela cabeça e pela ponta dos dedos que não tenho a força para dizer o que é preciso dizer a quem é de direito!
Dou por mim a tentar imaginar-me com trinta e poucos anos ( e tenho quase a idade dos membros do par romântico aquando de Before Sunrise ) a dizer as mesmas coisas timidamente, a agir nobremente a favor das aparências e contra os meus desejos mais íntimos, a fugir modesta e falsamente através de olhares evasivos porque "no fundo não foi nada de especial, aquilo que senti, ou que pensei sentir, ou que quis sentir, ou que pensei que seria genial sentir, afinal eu nem sequer me recordo da cor do refelexo da pequena barba dele iluminada pelo Sol, nem nada, afinal eu era uma jovem...".
Não quero dar comigo a aparentar numa funesta simplicidade que há sempre Tempo para me tornar adulta, e dar comigo a acordar ao lado de alguém que respeito e porém não amo, a trabalhar nalgo que justifico e porém não desejo, e querer estar em qualquer lugar, e em lado nenhum (porque sou de todo o mundo e e de nenhuma parte ao mesmo tempo).
Não, não é pecado querermos alguém e entregarmo-nos a outro noite após noite lutuosamente, se é desculpável é porque não é pecado, é só castigo, só castigo comumente aceite.
Fica a faltar o reencontro aos trinta e poucos anos nestas mesmas condições, porque felizmente para o mal de muitos há a esperança de podermos ter o nosso "momento Casablanca" e dizer que teremos sempre Paris.

2 comentários:

l00ker disse...

Este filme é fantástico! A mim, que estou perto da idade deles neste filme aconteceu-me uma coisa curiosa, e penso que daí o facto de eu ter ainda gostado mais desta dupla de filmes "Before Sunrise/Sunset". É que visionei o primeiro aproximadamente com a idade deles (com os problemas, sonhos e desejos que falam no filme) e vi este o ano passado, ou seja, passados também todos estes anos e volto-me a rever nas conversas que mantém.

Estes filmes soam tão reais, e como as coisas simples da vida, acabam por ser os mais belos. Ambos são duas lufadas de ar fresco sobre o que se faz na 7ª arte.

Já agora, uma curiosidade que não deves saber. Foram os próprios actores que quiseram fazer a sequela, porque sempre estiveram durante todo este tempo em contacto via e-mail, trocando ideias sobre o quanto gostavam de um dia mostrar algo mais sobre o que aconteceu a Jesse e a Celine.

Por acaso no blog de cinema ainda só fiz referencia a uma quote do 1º filme, mas lembro-me de há muito tempo ter feito um post mais profundo sobre os 2 aqui (http://l00ker.blogspot.com/2005/04/uma-obra-prima-em-dois-actos.html)

Bjinho

Daniela Lopes Moura disse...

Quem empresta filmes muito catitas à Princesa, quem é?? Quem é amiga da Princesa, quem é??

Eheheh!

Beijinho borbotante hmm... e se tivesse que lhe dar uma cor... hm... roxo!