sexta-feira, janeiro 25, 2008

À la grande et a la française!

Em reunião de esclarecimento aos alunos da Faculdae de Letras da Universidade de Lisboa convocada pelo senhor Reitor, os visados foram informados de que os "rumores" que apontavam para o encerramento da Faculdade foram efectivamente negados.
Falou-se (sim pouco se discutiu) numa reestruturação da orgânica da instituição, do plano de mobilidade que quando instaurado serviria para reforçar os conhecimentos dos alunos, podendo estes ter a oportunidade ( e já agora a honra, o privilégio) de ususfruir de cadeiras completas e precisas para o curso ao qual se candidatam.
Ou seja, inscrevemo-nos numa Faculdade mas as coisas que interessam aprendemos noutros sítios, só temos de nos deslocar até lá, pagar os transportes e usufruir, ah e depois voltar à nossa Faculdade para aprender o resto.
Parece que vão assim "parir" (é o termo) mais dois cursos deveras importantes para o desenvolvimento do país: Estudos asiáticos e Estudos eslavos, dois cursos que formarão jovens enérgicos a ingressar numa qualquer cadeira de supermercados do país, trabalhando como operadores de caixa, empacotadores, e afins.
Melhorar as infraestruturas já existentes, não consta, reorganizar os departamentos dos cursos que sobrevivem mal e timidamente, não está nos planos, proporcionar bem-estar e esperança nos jovens finalistas, nem sequer se pondera, docentes aptos para leccionar cadeiras de Artes tendo eles formação em Línguas, cada um faz o que pode, VIVA A POLIVALÊNCIA!
Pago 700 euros de propinas numa instituiçã pública e não posso mesmo pagar mais, levo ainda grátis uma reunião que mais não é do que uma ode à capacidade de verborrear, passando por termos como "repto", "Senado" e "paridade" que se sucediam a uma velocidade extraordinária, lá está domina-se a Língua Portuguesa na perfeição, mesmo seguindo-se o modelo francês!
A ver se os rumores não são justificados.
repto: provocação, desafio
paridade: qualidade de par ou igual, semelhança
Senado, do Lat, Senatu assembleia dos velhos (Senex) = reunião de corpo docente de uma Universidade
Ou seja: a reunião foi um repto cujas ideias circulares eram uma paridade proferidas pelo Senado!
Assina: Leila Gato aluna da faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, finalista do (agora) curso de Estudos artíticos- variante de Artes do Espectáculo.

1 comentário:

A Mona Lisa tinha gases disse...

Santa parvoíce, foi o que foi!