quinta-feira, abril 09, 2009

Já vi o The reader

Após toda a gente o ter visionado. Eis que tenho eu a oportunidade de o fazer. Não o vi na altura dos Óscares, e não sei muito bem porquê, tinha disponibilidade, adoro Stephen Daldry, a Kate Winslet é (porque verdade seja dita) uma actriz de talento invejável, mas não se proporcionou o seu visionamento. Aliás falando um pouco desta jovem senhora, além de ser inglesa, de ter umas formas fantásticas e de ter aquela capacidade de se transformar em seja o que for, a verdade é que goste-se muito ou pouco da sua personalidade (diz-que que tem comportamento de diva) ela é das melhors da sua geração!
Vi-a no filme Jude e fiquei embasbacada, vi-a em Sense and Sensibility e tocou-me com a sua graciosidade, passei a apláudi-la de pé quando a vi no filme de Michel Gondry The eternal sunshine of the spotless mind, leia-se "one of my fav"!
Ou seja, gosto dela e na altura fiquei contente com a nomeação ao Óscar, depois ganhou e fiquei ainda mais contente, entretanto vi o The reader.
Não posso dizer que seja um filme fantástico, não é um filme chato, não é filme longo, não é um filmaço, mas é um bom filme seguramente, porque o Stephen Daldry é bom no que faz!
A qualidade da obra prende-se com a do argumento (adaptado do romance) que combina coerência narrativa com efeitos de tragicidade mas sempre de modo leve e eficaz. O que fica após The reader é aquele conforto cinéfilo, de que o tempo empregue ao filme não foi em vão. Aliás mesmo que triste, porque são de existências tristes sobre o qual o filme se debruça, a tristeza parece esbater-se quando em contacto com as luzes das memórias de Verão do protagonista passadas com aquela mulher mais velha e misteriosa e que chorava compulsivamente em determinados episódio da Odisseia de Homero, a tristeza esbate-se quando essa mesma mulher muda a sua condição quando decide fazer aquilo que pedia que fizessem para ela, e esbate-se na relação que o mesmo protagonista vai tentar recuperar com a sua filha falando-lhe da pessoa que mais o marcou em vida!
Gostei do filme, não sei explicar porquê. Mas gostei.

Sem comentários: