quarta-feira, agosto 08, 2007

Harry Potter and the order of the Phoenix

"Vou ou nao vou", pensei e repensei eu nessa quente tarde de Domingo, uma tarde igual a da cena de abrtura deste Harry Potter, ate que decidi pegar na minha madrinha e fazer-me a caminho do cinema.
Regra numero um: se forem a um cinema em Londres, e se esse cinema pertencer a cadeia Odeon, por favor nao liguem a hora marcada, porque como eu sempre digo "o exemplo vem de cima e cai aos trambolhoes", pois e que em Portugal, o filme comeca 8 minutos depois da hora anunciada devido a mostra cansativa de publicidade, pois por aqui meus caros, sao uns 20 a 30 minutos (sem exagero). Regra numero 2: ok quando comeca e a serio!
Fui ver o Harry Potter, ai como gosto de ir ver filmes sem expectativa, e que saio sempre feliz da vida, mesmo pagando 10 libras pela porra do "ticket".
Havia ficado deveras desiludida com a investida cinemtaografica anterior, muito do mesmo, apenas bom para quem quer ver realizada as suas fantasias literarias, mesmo que consumadas por uma outra mente!
Mas desta vez fiquei "satisfeita".
De David Yates receio conhecer apenas o telefilme The girl in the Cafe que vi um dia no BBc Prime, e na altura fiquei "satisfeita", com o nosso amigo Harry fiquei um bocado mais "satisfeita", mas tembem nada de entusiasmos mais exaltados.
Este pareceu-me um filme mais estlizado que os anteriores, ate um pouco mais simples, porque como as novidades maiores nasceram em Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, agora e fazer copy/paste e tentar fazer a coisa mais dark, o que enste filme so se evidencia um pouco mais para o final, e porque a estoria se move nesses parametros e nao por escolhas do realizador. Claro que adaptar e coisa dificilima, ou e uma personagem que sofre as consequencias, ou e uma sequencia imaginada pelo leitor que depois se ve muito pouco ou mesmo nada dessa mesma sequencia, ou e um dialogo aguardado que nao emociona, ou sao os abracos entre o trio maravilha que soa a falso, sao olhos que nao se fecham descompremetidamente.
O facto de ter lido o livro ha ja algum tempo e de ter ainda muito presente o setimo livro da saga, tanbem ajuda a distanciar-me do produto imaginado por mim do produto oferecido por Yates.
Acho porem que:
- Emma Watson, nao convence nem o menino Jesus ( e olhem que ele e um puto esperto)
- O Dumbledore dos filmes e tao "ausente"
- Luna Lovegood e personagem marcadamente acarinhadas em ambos universos: cinematografico e literario
- O jovem Potter quando crescer facilmente se demarcara de Daniel Radcliffe (o inverso tambem se aplica)
e...
- "De linda" a cena em que professor Snape diz "No" seca e sarcasticamente a professora Umbridge
e...
- E bom ver que actores de renome nao se importam de ver o seu nome e talento ligados a tamanho mundo de ilusao e fantasia!
Ah e Snape eu sabia que nao me ias desiludir!!!

2 comentários:

Prometheus disse...

10 libras???? =O

Aiiiiiiiii já não vou ter ctg a Londres, não que não gostasse, é mesmo uma questão monetária...

Espero que estejas bem... e feliz...

Princesa

beijo*

Nuno Vasco disse...

Embora não concorde com a grande maioria de críticos norte americanos , incluindo o mais prestigiado : Roger Ebert , quando dizem que a Imelda Staunton merece outra nomeação ao óscar , devo dizer que o desempenho dela me surpreendeu pela positiva , não tanto a cena da cicatriz , mas sim a valente bofetada que dá ao cabotino Mr. Potter. Ao contrário das outras pessoas , que leram os livors , devo dizer que até gosto do desempenho do Michael Gambon como Dumbledore e do Alan Rickman como Snape ( that voice :) ! ) . Só não entendo o porquê de chamarem tanta gente : Maggie Smith , Fiona Shaw , Emma Thompson , e depois esses ilustres convidados aparecem tão pouco , mas overall : o filme encheu-me as medidas . P.s : sabias que a Naomi Watts vai entrar no The Half Blood Prince ? Vai ser a mãe do Malfoy :) ! A coisa promete !