sexta-feira, agosto 10, 2007

Donnie is back and not affraid of the dark

Sometimes I'm affraid that you tell me that this is not a work of fiction. I can only hope that the answers will come to me in my sleep. I hope that when the world comes to an end, I can breathe a sigh of relief, because there will be so much to look forward to.
Sou pessima no que toca a primeiras impressoes.
O mais certo e estar sempre errada.
Dai ter escolhido uma imagem como esta que se ve ao abrir a pagina do meu LuzCamaraAccao. Trata-se de uma imagem "usurpada" de uma mitica cena do nao menos mitico Donnie Darko, se tenho um top de filmes "nao sei das quantas", este inclui-se la definitivamente.
Lembro-me bem da primeira vez que assisti a obra e lembro-me tambem da minha expressao no final do visionamento, ou talvez nao me lembre na totalidade, mas "sinto" a sensacao, ui se me lembro. Algo que entre extase e profunda confusao, estados consequentes um do outro nao manifestados seguidamente, mas em conjunto e em unissono, me fizerm acordar para algo.
Ao terminar de ler um livro recentemente reti uma frase, dizia " la por nao ter acontecido, nao quer dizer que nao seja real...". Gosto do filme de Richard Kelly porque prima pelo azul, essa cor que me desperta tanto entusiasmo quando invade uma tela, quando dela se apodera, e quando dela a expulsa para que a possamos absorver.
Donnie Darko e uma viagem no tempo, "jamais verei um filme com um coelho diabolico" dizia eu quando soube de um estranho filme que andava a surpreender tudo e todos. Enganei-me meus caros. Para variar, enganei-me, e afeicoei-me ao bicho ja que "nos somos os coelhos!".
Assistimos portanto nao a um filme cujo complexo argumento mistifica um tema tao prolifero em incongruencias: Donnie e um jovem que apos escapar a morte, comeca a cometer os mais variados crimes no local onde vive de modo a repor o bem, mesmo que esses mesmo feitos exponham terriveis segredos humanos. Donnie vagueia assim numa America dos anos 80 dividida em mundos paralelos, cenas surreais (como a na sala de cinema, na mesma altura em que estreava The last temptation of Christ), mudancas abruptas no rumo da historia de toda uma comunidade e tudo isto conseguido atraves da desdobragem entre som e imagem, de notar a cena em que Donnie sobe as escadas de sua casa ao som de Ave Maria.
The search of God is absurd?
It is if everyone dies alone.
Filofisses a parte, Donnie Darko nao pretende moralizar, para isso assista-se ao "cheezy" The butterfly effect em que o jovem atormentado pela dor que causa aos de quem gosta decide auto abortar-se...enfim...
Donnie Darko debruca-se sobre o orgao mais futurista que possuimos, o cerebro humano, a incompreensao face a nao obediencia a regras (ditas basicas da sociedade). Mas o que mais me prende na trama e a alianca entre o humor negro e o profundo existencialimo proferido pelas suas personagens que nunca se chegam a dar conta do que se passa realmente ( o pulico e o unico que sabe, e por isso a possibilidade de se perder e grande, ja que nao ha ninguem para o ajudar, a nao ser Darko, o confuso Donnie).
28 days...6 hours...42 minutes...12 seconds...is when the world will end...
agora facam la as contas! Somem la os numeros, da 88 nao e??
Pois a accao do filme passa-se em outubro de 1988, curioso quanto baste?
You're weird.
Sorry.
No, that was a compliment.
Felizmente a banda sonora faz parte da magia dos filmes, e aqui nao e excepcao, desde INXS, a Gary Jules com o solucante Mad World, ate The church, uma simbiose perfeita.
O apocalispse aproxima-se, Donnie foi avisado por Frank que o avisa daquilo que ainda esta para vir, basta fazer o que deve ser feito, seja o apocalispe a morte da humanidade, ou de apenas uma pessoa, porque para mim, quando morre uma pessoa, nao ha nascimento que recompense essa perda, a Humanidade fica sempre a perder, tal como cada ser que a compoe, como num jogo de azar.
Se ja viram Donnie Darko percebem o que quero dizer, se nao viram: vejam, se ja tiveram essa honra, revejam e procurem "sinais", estao em todos os lugares, e se virem o Donnie Darko the director's cut...wow, agora sim uma verdadeira honra.
Se nao gostaram tambem e aceitavel.

2 comentários:

Anónimo disse...

What the Hell?
How did u get that number 88...only you to spend time imagining teories about paralel universes as I told u U ARE NOT FROM THIS WORLD, maybe that's the reason you are where u are!

More sweet kisses

The Mad World song is beautiful, thank you:)

Princess Aurora disse...

Ola companheiro!
O 88 foi facil, olhei para os numeros e o facto d serem todos pares pareceu-me propositado, depois olha fui somando. Se calhar nem se aperceberam ao escrever o argumento, mas como em tudo no cinema,os mitos somos nos (o publico) que os criamos!

Abraco royal