quarta-feira, dezembro 16, 2009

Torradas frias

Já vos aconteceu deixar esfriar as torradas ou servirem-vos torradas frias numa pstelaria?
E não acharam que essa seria a coisa mais maravilhosa que vos podia acontecer??
Eu adoro quando tais coisas me acontecem a mim!!
Mas isso é porque eu adoro torradas frias com imensa manteiga!
Passo a explicar para não acharem que doidas varridas como eu passam por vós a toda a hora e algo de mal se passa no mundo devido a este facto.
Odeio aqueles pacotes de tostinhas e afins que se vendem nos hipermercados, detesto simplesmente, vêm nuns pacotes de plástico que lhes conservam o falso sabor a pão. Não percebo como é que se pôe aquilo na boca e sabe, não a pão mas sim a uma massa endurecida devido a um qualquer processo de radiação mal explicado pelos senhores donos das fábricas das tostas para canapés e afins, e há pessoas a gostar daquilo...
Quando eu era pequenina, a minha mãe deixava o pão endurecer, depois cortava-o em bolinhas espalmadas e metia-as no forno, tirava-as e deixava num cesta tapada com um pano a arrefercer, eu ia comendo-as nos dias seguintes. Aquilo sim são tostas a saber a pão!
E adoro fazer torradas, tirá-las da torradeira e deixá-las a arrefecer até àquele limiar em que ainda não esfriou por completo, mas sim o suficiente para não fazer derreter a manteiga. Tal como Julia Child acredito que este mundo só é mundo porque foi inventada a manteiga, sem ela grande parte da nossa felicidade estava condenada à não fruição!
E tenho dito.
Sou fã.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo contigo apesar, mas nunca tive o prazer de comer essa receita da tua mãe... Em relação as torradas, esse pão da foto também não me agrada muito apesar de as vezes não ter outro remédio... Para mim Pão tem que ser um pão de Mafra ou Alentejano :)

Só para terminar só mesmo tu para conseguir escrever um texto tão extenso sobre as torradas ;)

** e tudo de bom

xico