sexta-feira, dezembro 08, 2006

A feiticeira

Numa troca de correio electrónico recentissímo debrucei-me sobre os temas preferidos das cartas de Amor: a felicidade e o Amor, a vida e o sonho...pares sempre abraçados, alianças trocadas numa catedral sem muros de pedra, sem pombas brancas, sem laços vermelhos a esvoaçar.
Não preciso das pombas nem do laço vermelho.
Se por algum (a)caso nos cruzarmos com a Felicidade, essa feiticeira de cabelos escuros e vestido branco como a neve, de mãos finas como galhos nús de árvores e voz doce como açucar fresco da cana, não a percamos de vista, não a afugentemos, não a silenciemos, deixemo-la rastejar, andar, correr e voar comnosco.
Tenho por vezes a sensação de que ela é só um momento na vida, não é um estado permanente... a feiticeira é como um espelho que se parte.Cai no chão e nós pensamos: "Tudo perdido!"...
... mas não, o que quebra pode ser colado, com cola feita de amadurecimento e cor (para dar consistência).
A feiticeira quando se parte, espalha no chão todos os momentos felizes, todas as alegrias, e ao serem reunidas de novo são como que réplicas que ecoarão para sempre nas nossas mentes.
São pedaços de vidros maiores uns que os outros, outros mais cortantes, outros mais escondidos por debaixo do tapete, outros mais visíveis.
O vento roçou agora o vidro da minha janela.
Por isso acho que ninguém pode ser feliz todos os dias da sua vida, acredito antes que só valorizamos a felicidade, porque a sabemos frágil e efémera e por isso tão valiosa, não a queiram dentro de uma caixa dourada e fechada a 7 chaves...arriscam-se a perder a chave, e depois só se podem fiar na vossa memória...e ela falha tantas vezes.
Quanto ao outro tema das cartas: a vida e o sonho. Não os consigo distinguir é só isso. Não acho o sonho um filme que invade a minha cabeça quando a encosto na almofada (que esta semana é verde) e descanso durante intermináveis horas. Não. O sonho é para mim vida. É o seu seguimento, é a sua Natureza. O sonho existe para dar seguimento àquilo que vivo acordada, eu preciso dos sonhos para que a vida faça sentido, se tivesse que viver sem sonhar ou sonhar sem viver diria ao meu raptor: "Mas como é que eu faria tal coisa?..Prefiro que me mate antes!Talvez morta continuasse a sonhar!O que me pede é perverso".
E ele deixa-me ir, e eu sigo para Oriente.
A realidade. Gosto dela. Ao menos é verdadeira.
Não me lembro dos passos. Lembro-me da linha: era vermelha como o laço de que não preciso.
Lá fora há luzes de natal a piscar. A Lua parece presa e não consegue sair. O gato que passou é seguido por outro. As estrelas já não caem como antigamente.
Estás à espera de quê? Vai, leva a Lua, ela pede, ela impõe, ela dança, ela seduz, ela vive aprisionada à noite. Ela não quer a noite. Ela quer o Sol, mas o Dia roubou-a e não a devolve. Antigamente, muito antigamente, a Lua aparecia de Dia e o Sol de Noite...depois vieram os alquimistas e agora é tudo o que temos.
Ouço um miar, qual dos gatos será?

1 comentário:

Prometheus disse...

A vida e o sonho caminham de mão dada no passeio de calçada, branca e azul. Caminham para a escola... Na mochila levam os nossos livros, de histórias, de momentos. Observo-os... Conversam. Ela fala-lhe do mau momento que atravessa, ele dá-lhe esperança. Ele ajuda-a a subir o degrau que, sem ninguém dar conta, surge. Ele conta uma história, ela sorri. Ela mostra-se ansiosa, ele conforta-a com um futuro melhor. Ela, enérgica, puxa-o, estão atrasados, ele vai atrás. Ele traz uma flôr na mão (direita). Ela traz um fio que agarra com a outra mão. Ele e ela olham-se ao passarem o portão, beijam-se....... são um só.

Não, não te perdi, não desisti da nossa amizade... Sim acho que já somos amigos...

"Music expresses that which cannot be said on which is impossible to be silent" (V.H.)

http://www.youtube.com/*
*watch?v=J4keNw7Q0Aw

Espero que estejas bem princesa

Ao chegar à sua carteira, este duo único senta-se e surpreende-se com a presença de alguém a seu lado. Outro 2 em 1 ali está, tão perto...

Saio deste mundo, aquela que é a mais bela chama... "Ajuda-me a fazer a árvore de Natal" diz ela. Aí vou eu pôr as luzes onde elas devem estar, na árvore.

beijo grd***