quinta-feira, dezembro 01, 2005

Everything will change now!! (possíveis spoilers)

Regra número 1: Nunca gerar grandes expectativas relativamente a um filme ou a qualquer outra coisa que seja. Estejam cientes de que a nossa mente é demasiadamente grandiosa para se contentar com aquilo que a mentes dos outros são capazes de criar. Foi assim que na passada semana corri às salas de cinema para ver o novíssimo Harry Potter e o cálice de fogo, e claro desiludi-me. Acontece sempre com as adaptações ao cinema, lemos e sonhamos tão alto que depois na tela o sonho é esquartejado e ficamos com aquela leve impressão de que não foi exactamente aquilo que li!! Também não se pense que é tudo mau, não, pelo contrário, este é o melhor filme da saga ( também não era dificil fazer melhor). Faltam coisas como sempre, o pior para mim é sermos privados de ver o Harry a sofrer às mãos dos tios Dursley; os actores não estão maus, cresceram, individualizaram-se no grupo, não fosse só a pequena Hermione um pouco histérica demais para o meu gosto. Outra coisa que não entendo é como é que a relação de Harry com Dumbledore é uma coisa nos livros e nos filmes é algo tão fria e distante, tudo bem que os actores são ingleses mas é preciso calor humano, já que até este ponto da saga Dumbledore é o que de mais parecido com um pai que Harry tem (a relação com Sirius vem mudar isso), deviam pensar melhor nisso no próximo Harry Potter e Ordem de Fénix, o meu preferido depois do prisioneiro de Azkaban... Quem tiver pequenada watch out! este filme é muito mais dark que todos os outros, mais sombrio, o Voldemort é terrível e maravilhoso ao mesmo tempo Salve Ralph Fiennes, e Snape continua a ser o meu professor preferido embora Moody esteja estupendo e a sua caracterização muito bem conseguida com o seu olho louco!! Os cenários são desta vez menos "Hogwarts" que nos outros filmes, sendo muitas das cenas filmadas nos exterior, mas também muitos credíveis. Este filme inova , não tanto como em Azkaban mas de um modo ainda mais assustador. Quanto a Daniel Radcliffe, bem ele é Harry Potter, não há nada a fazer, era um erro fatal trocá-lo neste momento, por mal ou bem que faça vai ser sempre Harry, e por mim ele fá-lo muito bem( não estou a ser irónica). Esperemos que no próximo filme a sua faceta de adolescente em turbulência se manifeste positivamente e ele consiga a aclamação da crítica, que lhe vai fazendo falta, porque os milhões de libras ele já conquistou... Por isso já sabem, se são fãs e ainda não viram, vão com algumas reservas, para se poderem deliciar com a obra, que são 2 horas e tal bem empregues sim senhora. Só vos peço que limitem um pouco as vossas capacidades imaginativas, só para que não saiam da sala e digam :" Tanta coisa para isto!!" É tudo uma questão de perspectiva. Ah é verdade e não atendam telemóveis na sala!! Para mais visões interessantes de filmes visitem: http://www.zoomlight.blogspot.com

2 comentários:

Nuno Vasco disse...

Gostei do teu comentario . Acho que para os filmes do Harry Potter atingirem o tao esperado patamar de quase perfeicao , e ainda preciso limar algumas arestas . Quem sabe , se a contratacao de um realizador ainda mais extravagante , genero Tim Burton , nao ajudara o nosso pequeno heroi a alcancar a tao falada : eterna glory ! Fica fixe e continua com o bom trabalho !! Byee !

Anónimo disse...

Nuno gato, desta vez vou ter d discordar contigo e com a nossa mana batata.
É certo que p quem leu o livro o filme lhe pareça um pouco...incompleto, todavia há que ter em conta que um livro e um filme são duas formas de arte bem diferentes que obedecem a diferentes codigos de expressão.
Lembrem-se os fãs de Tolkien, como eu, os fãs de Dickens, de Emily Brontë cujas obras têm sido adaptadas à grande tela ao longo dos tempos que é impossível recriar um livro na sua totalidade. Há sempre elementos que inevitavelmente ficarão excluídos.
Se me perguntarem: não fiquei nada desapontada com o filme que, in fact, superou as minhas expectativas.
SIM SENHOR, MR. MIKE NEWEL!
E Nuno, por miuto que Tim Burton seja o nosso Deus cinematográfico acho um pouco exagerado dizeres o que disseste porque a sua visão iria contrariar até certo ponto o espírito da obra de J.K.Rowling.

May Tim Burton be with all of you!

A mana ama-te, batata.