segunda-feira, agosto 31, 2009

(In) Glorious film made by an (in) glorious basterd

Foi de cabeça cheia que abandonei a sala após visionar o novíssimo de Tarantino. Novíssimo é como quem diz já que este senhor andava a escrever a coisa desde 1999...pois, as coisas boas demoram algum tempo a tornar-se perfeitas!
São inúmeras as private jokes ao longo de um filme que tem como premissa a fantástica ideia de reunir um bando de garanhões para dar cabo e arrancar alguns escapes aos chatos dos nazis. A premissa poderia ser fraca, mas ganha força na aliança espantosa que este homem cria ao fazer de uma sala de cinema o palco da matança, tornando-se este filme numa das mais belas homenagens jamais feitas ao Cinema. Porque toda a gente sabe que Tarantino trabalhou num clube de vídeo, ou seja, papava aquelas coisas todas que ninguém alugava, daí o seu gosto ao estilo de máquina 1 2 3 na qual se junta tudo e se aproveita algo de consistência bem produtiva.
Este é o homem que prolonga o genérico inicial como se não houvesse amanhã, divide o filme por cápítulos com títulos, usa letra própria saída das bandas desenhadas de Lucky Luck e põe logo na sequência inicial a malta a falar diferentes línguas! Ou seja, ao fim do primeiro capítulo há os que abandonam a sala e os outros que estão já rendidos ;)
Tudo o resto é História.
É História porque Tarantino, rouba aos rios e devolve ao mar que o viu tornar-se grande, tudo neste homem se repete e agora trata-se de um estilo só seu..algo como tarantinisse, bebe de todo o lado e usa grosseiramente: a vioência, a banda sonora, a temática, este homem deixa-se influenciar por tudo, sem restrições e o mais fascinante é que ao reproduzi-las fá-lo num estilo só seu. Por isso é que hoje se pensamos num filme violento pensamos em Tarantino! Pois é..Spielberg também tem filmes violentos...e ninguém se lembra dele por essa razão! Uma coisa é mostrar violência, outra é criá-la para ser mostrada!...por isso é que eu me rio quando vejo um homem a enfiar o punho na goela do outro para o matar...eu cá rio-me...é tão estilizado que só posso pensar
"Isto não real. Isto é Cinema. Isto é realidade cinematografada, tranformada, alterada e superada!"
Se formos a comparar com outros da sua não extensa filmografia, há coisas que se repetem tornando-se os taratino's clichés que nós público sedento já gosta de procurar, a salientar: há o grupo de pessoas que se junta em busca de algo ( tipo gangue), há os maus e os muito maus, há o fétiche do pézinho, são as protagonistas louras que querem vingar a morte de familiares queridos mortos violentamente..ah e normalmente são louras..e há a criação dos longos diálogos que revelam a mestria do escritor: vamos então pôr esta gente a falar como se não houvesse amanhã, vamos a ver que sumo sairá dalí! E sai muito bom sumo, fica o primeiro capítulo, que mais uma vez nos revela o seu gosto por encenar interrogatórios intimidantes com a ajuda poderosíssima da câmara em movimentos rotativos qual ave de rapina em torno da sua presa. Já viram isto em algum lado?? Claro que sim...noutros realizadores, mas em Tarantino vem já desde Reservoir dogs!
Outra coisa espantosa neste homem, é o gosto que ele tem pela palavra, e como esta em cinema tem o poder de alterar o curso da História.
A outra coisa bioa de Tarantino é que não vedetas, há Brad Pitt há sim, fala-se só dele, não fala não senhor...mas diga-se de passagem que a sua personagem a falar italiano é de morrer a rir!
O filme termina com uma excelente frase, vemos a personagem de Pitt a olhar para a sua presa que é a câmara em contrapicado (hmmmm lembram-se da cena do porta bagagem de Reservoir Dogs, Michael Madson? Stuck in the middle with you?? lembram lembram) pois eu lembro e Tarantino também..mas como ia a dizer, a sua personagem diz "Acho que acabei de criar a minha obra-prima!" e nisto vemos a boca de Tarantino a prolongar as palavras terminando o seu argumento, um pensamento que se materializa em palavra e que se vangloria meritosamente!
E haveria muito mais, mas não me posso alongar ou corro o risco de contar tudo, tudo, tudo, hoje revejo os Kill Bill que fiquei com saudades, deu assim de repente!
Ah e fica a excelente ideia, pah o Tarantino é tudo menos totó..então não é que o homem diz algo tão genial como: esqueçamos os factos, os factos são chatos, eu prefiro os rumores...ao menos com eles podemos pensar se são verdade ou não!
Com a breca como se este senhor não é grandioso!!
A não perder.
Repito.
A não perder.
O que é que ainda estão aí parados a fazer? Ide já para a sala do Cinema ;)

1 comentário:

l00ker disse...

a masterpiece!! ;)