quinta-feira, julho 16, 2009

Sentir. Reagir

Sentir.
Sabemos realmente o que é sentir?
Por vezes assusto-me, começo a aperceber-me de que perdemos cada vez mais essa capacidade, não sentimos...reagimos, antecipamos o sentimento, analisamo-lo, esquartejamo-lo em fragmentos insignificantes.
Reagimos a uma repreensão dos sentidos em si. Reagimos a uma bofetada dada sem palma da mão. Reagimos a um pedido mudo de ajuda com ligeireza e suspeição. Reagimos a um impulso, a um gesto, a um cheiro que nos recorda a infância como algo maquinal e dizemos ser "nostalgia".
Mas e sentir?
Há ainda alguém que sinta??
Há ainda alguém que sinta realmente desejo de fazer amor? De sentir o corpo de outro contra o seu pelo simples prazer que este lhe confere, e não por saber que o toque é agradável e que o poderia ser com outro corpo qualquer.
Há alguém que sinta de facto vontade de procurar outra pessoa sabendo que esta não tenha como a apoiar em todos os momentos, mas apenas em todos os outros quando já mais ninguém o faria. Não precisamos "sempre" de alguém, o alguém não é solução, é antes complemento, continuação, empatia inexplicável e o conforto de um coração em sintonia intermitente.
Há alguém neste mundo que não se limite a receber imagens e a projectá-las nas paredes dos quartos em forma de sombras corporais.
Há alguém que goste de maçãs?
Sim maçãs...comer uma maçã pelo prazer de comer uma maçã e não "porque é saudável".
Há alguém que goste de alguém, por saber que esse alguém jamais mudará e jamais se moldará à sua própria imagem?
Há alguém que ainda sinta que quando se está com a pessoa que se adora, que se deseja e de quem não se esquece o cheiro (por mais tempo que passe), não nos tornamos um, mas continuamos a ser dois, dois a contemplarem-se pelo que são, pelo que dizem, pelo que pensam, pelo que sentem, pelo que começaram a sentir a partir do momento em que se conheceram (não deixando porém de continuar a conhecer mais pessoas)
Um casal é dois e não um.
Não reajam.
Sintam.
...Se começarmos a sentir não deixaremos jamais de sermos quem realmente somos...

1 comentário:

xico disse...

À muito tempo que não lia um texto tão bom como este :) Parabens.

Beijos e partir de hoje vou começar a sentir