quarta-feira, agosto 13, 2008

Percurso

Apeteceu-me um passeio. Escolhi o meu blog. É estranho aperceber-me que sou a mesma sem o ser, de onde comecei, por onde andei e onde fui desmbocar, é estranho, sinto-me estranha. Quando escolhi este percurso, imaginava uma vida rebobinada em câmara lenta, cheia de anotações à margem, com repetições, analepses, pedidos de ajuda, finais felizes para cada uma das personagens, agora volto ao percurso e percebo que a "vida dá muita volta" e sim "o mundo é pequeno" (ou do tamanho de um bidé). Escolho seguir outro percurso, o blog seguirá pelo mesmo caminho, sem atalhos, sem sinais de proibido, sem perder tempo, ganhando tempo, roubando-o se preciso às parcas. Há um leque que se abre bem frente a mim, um rio de perspectivas que fluem montanha abaixo e eu pendo da mesma montanha, balaçando ao vento, brincando aos deuses, com vontade de cair a ver se sou agarrada. É suposto ser assim? É suposto ter pensamentos de grandeza, abdicar do que nos é ofertado e desejar o que de nós nos é afastado, será essa a beleza? A vontade de roubar, recusar, tocar e fugir. Sempre me achei uma insatisfeita, nunca nada me chegou, hoje mais que nunca, quero mais e mais por saber que estou longe e mais longe, e irei para mais longe ainda, se preciso. Ontem disseram-me que não tenho nada. É verdade, não tenho nada, posso arriscar tudo. É mesmo isso, não tenho nada.

1 comentário:

Rice Man disse...

Sei que me arrisco a ser escorraçado deste blog mas aqui vai... Também havia uma rapariga na televisão que não tinha nada mas tinha, tinha tudo! :D *arrepios* Mas essa às vezes metia medo... dizem-me. :P

Agora a sério. O sentimento de 'não ter nada' deixa-nos sempre muito corajosos. Mesmo se soubermos que é possível ganhar algo pior do que o 'não ter nada', arriscamos sempre. Isto porque o ser humano vive de estímulos. O cérebro só sobrevive se for estimulado e o 'não ter nada' é como um limbo, um purgatório sem fim, não é carne nem é peixe... Como máquina que é, o cérebro fica à espera que alguém introduza algo de novo para processar e do outro lado ninguém responde. E assumir/decidir que não se tem nada pode até ser uma mecanismo de auto-preservação do próprio cérebro. Por isso fazes muito bem em arriscar. As coisas paradas (que não se mexem) queimam-se. É assim na culinária e é assim na vida. :) Desejo-te boa sorte para o que aí vem!