sábado, fevereiro 10, 2007

Pietà

(Michelangelo, Pietà)
Texto surdo a um comentário audível
Há coisas para o qual estamos preparados, outras para as quais nunca nos prepararemos, só vivendo essas mesmas situações "recolhidas na tranquilidade", como já dizia um tal de William Wordsworth.
Afirmar hoje que se tem pena de alguém é já um lugar comum, tivesse eu a capacidade, a oportunidade, a vontade sequer de sentir pena de alguém, mas não consigo.
Acredito que "ter pena" de alguém é simplesmente algo que nos protege...e muitas vezes o que dizemos não é o que sentimos...protege-nos fazendo com que não tenhamos mais pena de nós próprios, e isso sentimos mas nunca dizemos.
Vejo fome, guerra, morte e não sinto pena, aliás ninguém sente, segue o seu caminho, desses ninguèm diz "tenho pena" ou então diz, mas só porque se não o fizer foge aos cânones morais da boa educação.
Eu não sei sentir pena de ninguém, não preciso de o fazer para me sentir superior, porque no fundo trata-se de um jogo de equilíbrios, dois pesos desiguais em dois pratos da balança, o mais forte tem pena, o mais fraco é aquele sobre a qual a piedade é exercida.
Ponhamos mão nas nossas consciências, e percamos essa necessidade mesquinha e trivial, porque a vida é mais do que isso, muito mais...pena (e uso agora a palavra propositadamente) que só consigamos ver aquilo que queremos ver, e aquilo que mais nos convém. Triste, é vermos más caras por entre a multidão, como se o mundo fosse nosso inimigo. minha vontade faço por segui-la, quero "voar mais, e mais alto", nem que para isso esse voo seja sobre terras mais altas!
Bem hajam

4 comentários:

Anónimo disse...

Always a pleasure to read your words, pitty is untruth, compassion must exist in our hearts, and that, few are able to feel.

Anónimo disse...

oh mulher penas??
so se forem aquelas "com elas me deito" ou la o q é!!
Axo que para ti é compaixao, e nao pena...chegas la sempre primeiro que os osutros.
COMO???

Anónimo disse...

ai sempre tao certeira, tao negramente humorada, contempladora de falhas, astuta, arrogante, chique, ai es GRANDE, es DIVA, es FASHION.
Se sair um romance do forno, manda-mo numa cesta com uma garrafa de vinho, para eu ler meio bebedo e dizer que e "digno de nobel"!

Eras a unica nao?

beijinho

Anónimo disse...

sempre tão certeira...alguém que se acuse!!??