terça-feira, janeiro 30, 2007

AlegriaS e DecepçõeS

(from The queen, 2006)
Depois de uma ausência não premeditada e muito menos consentida pela voz da consciência, farei os possíveis para recuperar o tempo perdido ( impossibilidade óbvia) ou pelo menos tornar o presente aprazível e consequentemente o futuro sorridente e florido!
Tristemente assisti à emissão do AXN da gala dos Golden Globen: o atentado cultural do século?
Mas infelizmente o público, esse sabedor pouco ou nada pode fazer quanto às "caras da TV", é que aquela jornalista (se é que não é antes filha de algum conhecido) não teve o mínimo de profssionalismo, o mínimo de gosto, o mínimo de tacto para o trabalho que executou...e ainda executa, para mal dos nosso pecados.
MAs falando de coisas mais positivas!
Agora que os dados estão lançados, é com grande alegria que vejo alguns dos nomeados que interiormente professava naqueles écranzinhos rodeados de estatuetas douradas!!
Fico feliz pela senhora, que é uma rainha e que me adocicou o coração de forma magistral: Grande Helen Mirren, é a ele que quero ver subir as escadas para receber o belo troféu, fico agradada pela nomeação de Penélope Cruz (num Volver inexplicavelmente esquecido), fico contente com Mark Wahlberg numa interpretação de encher o olho (e a boca)!!
Fico ainda mais satisfeita em ver que tanto Babel (embora não aprecie a mensagem do "politicamente correcto" para a qual remete) e Little miss sunshine estão na luta pela estatueta, mas não me espantaria ver The queen a levar o prémio dourado, convenhamos que Stepehen Frears (esse eclético bravo) também não se importaria, mas shhhhh que quero mesmo é ver o Little miss sunshine a brilhar nesta noite!!
Scorcese para melhor realizador, já ia sendo tempo, para melhor actor...só me pronuncio depois de ver Dreamgirls e Venus que ainda não tive o prazer, para melhor actriz secundária escolho a menina Abigail Breslin...can't touch this!!
(A ordem está sem lógica, mas é que o dia ainda é longo e a mente...bem essa anda a vaguear num mundo paralelo muito frio e sombrio, sinto-me como se estivesse dentro dum daqueles bibelots muito bonitos e coloridos que abanamos e vemos os flocos de neve a cair...não estou lá dentro parada, sou um desses flocos, embrulhados num turbilhão vivo e musical!)
Folgo em saber que Children of men não foi esquecido de todo, mas decepciono-me com as ausencias de Volver como já referi, Marie Antoinette, Inside man, mas enfim nobody's perfect...
E se hoje não faço sentido...assim que me resolver a ver o Sol a brilhar e voltar a comer cerejas o cenário muda....e como muda!!
A vida anda triste, que ganhe uma comédia o prémio mais esperado!

quarta-feira, janeiro 10, 2007

TrutH HurtS

'myspace

domingo, janeiro 07, 2007

Open up your heart as well as your eyes

(imagens do filme)
"A stones's throw from Jerusalem
I walked a lonely mile in the moonlight
And though a million stars were shining
My heart was lost on a distant planet
That whirls around the April moon
Whirling in an arc of sadness
(...)
And from the dark secluded valleys
I heard the ancient songs of sadness
(...)
They say a city in the desert lies
The vanity of an ancient king
But the city lies in broken pieces
Where the wind howls and the vultures sing
These are the works of man
This is the sun of our ambition(...)" ,Mad about you by Sting
O novo de Alejandro González Iñárritu estreou há pouco.
Foi um estranho visionamento para mim, não sei se gostei ou se simplesmente me senti incomodada e por isso o detestei. Acho que um misto dos dois.
Ao abandonar a sala percebi que ainda vivo na torre de Babel e de lá nunca sairei, estou feita prisioneira não de uma barreira liguística, mas de sentimentos, são eles (ou a falta deles) que nos aprisionam, os nossos preconceitos, as nossa situações-limite, os nossos receios, os nossos costumes, o nosso amor pelos outros finito...muito finito, a linguagem não é barreira, nunca foi, não nos percamos.
Mais uma vez este realizador traça uma linha cheia de curvas e estradas paralelas, que se cruzam (chocam) apenas quando o espectador já sabe exactamente e já se encontra preoparado para o pior, e quando o pior não acontece o espectador fica impaciente, a acção alonga-se, e o espírito inquieta-se.
Passando pelo Japão, Marrocos e a fronteira do México, são nos dadas a ver diferentes estórias quase em sinal de protesto silencioso, "Páre, escute, perceba, sinta..." parecem estas as ordens que o realizador deu ao seus actores e não actores nesta obra, e eles como bons alunos aplicaram-se e o resultado a nível de interpretações é assombroso, não é preciso "muito tempo de antena" basta um segundo para o conceito "Babel" ser construido.
Lindos são muitos dos momentos no filme, seja a dedicatória final do realizador, seja a visão de um Japão estigmatizado pela luz e isolamento...dançar sem ouvir música, falar sem mover os lábios...uma fenomenal Yuko Murata...um provocador de angústia Gustavo Santaolalla, que parece escolher notas musicais e acordes de violino cegos de tanta dor.
Babel pode nunca ter sido construída, mas somos sem dúvida prisioneiros de uma torre de afectos"...se quer ser entendido...escute."

quarta-feira, janeiro 03, 2007

A lista

E para começar 2007 com pensamentos ainda não muito profundos, depois da ressaca das horas e das passas, aqui vai a minha lista de 2006, aquilo de que gostei e aquilo que não passou do "por aí além"...de notar que muitos dos filmes não são do ano passado, mas isso tem a ver com os atrasos das estreias em território do Senhor Cavaco Silva (respeitosamente), é este ano amigo, é este ano que a coisa se compõe!!
Top 10 (filmes)
1 Litle Miss Sunshine
2 Volver
3 Thank you for smoking
4 The departed
5 Brokeback mountain
6 Inside man
7 Matchpoint
8 Walk the line
9 Children of Men
10 Marie Antoinette
E as outras coisas...
Maior gargalhada o "pão de forma" de Little miss sunshine
Maior lágrima o silêncio da montanha Brokeback
Não estava mesmo à espera Mark Wahlberg dirigido por Scorcese
Acriz Penelope Cruz em Volver
Actor Clive Owen em Inside man e vá lá Marky Mark em The departed
Não me sai da cabeça O porco insuflável ao ar livre em Children of men
Canção Can't touch this
So fashion that hurts Meryl Streep em The devil wears Prada
Mauzinho Casa na Lagoa
Muito mau Casa na lagoa
Visão O feminino para Almodovar
Bom ano!!